Fotógrafa: Dayse Pacífico

Africanitude 013

Rainhas Africanas

Em cada imagem, um sopro de resistência. Em cada clique, um gesto de amor e insubmissão

Dayse Pacífico, fotógrafa santista, criou o projeto Africanitude 013 em 2020 e a ideia inicial era dar visibilidade a corpos negros.  Numa primeira edição, Dayse percebeu a imensidão de temas dos quais os corpos negros são protagonistas e focou na força da mulher negra. Nascia o Rainhas Africanas. Realizado com quase nenhum recurso, com figurino criado a partir de tecidos reutilizados e amigas como modelos, fotos dessa exposição foram premiadas no Inspiration Photographers Awards, indicada ao Prêmio Lentes de Ouro como Fotógrafa Revelação do Ano em Retrato, além do 4º lugar no Prêmio Januário Garcia de Fotografia, promovido pela Fundação Cultural Palmares.   

Visionária, Dayse Pacífico resolveu criar mais duas edições dentro do projeto Africanitude 013: o Laços de Nós, que em breve exporemos por aqui e o Raízes da Fé, ainda em processo de construção. A edição Laços de Nós mostra os diversos laços de amor existentes entre corpos negros. Já a edição Raízes da Fé promete trazer corpos negros representando orixás e forças da natureza.

Sua obra é também um gesto de retomada. De dizer que estamos aqui. Que fomos, que somos, que seremos. Porque fotografar, para ela, é mais do que olhar — é construir presença.
É nomear o que o racismo tenta silenciar. É fazer do instante uma eternidade.

Sejam todes bem-vindes a esta travessia de imagens. Aqui, o passado pulsa, o Presente dança e o Futuro se ergue em preto e branco, cor e vida.

1. CLAUDIA WALERIA

Esta é a Claudia Waleria
Uma mulher forte, alegre, com uma energia de dar inveja em qualquer pessoa. Ela é cheia de personalidade, empoderadíssima e tem 45 anos. Nega Wall, como todos a conhecem, é a mais pura representação de uma RAINHA, e isso principalmente por que ela é rainha na vida… literalmente.
A Wall é rainha FAEFUS (Unip) 2019/2020, poderosa né?! E você está achando que é só isso??? A Claudia Waléria é Miss Top Loba, é também Mulher Mais (40+), Miss Beleza Negra, Rainha do Carnaval de Santos, São Vicente, Bertioga, Princesa do Guarujá… enfim… Quanto mais os anos passam e ela se candidata a rainha, mais ela ganha esse título, e é justamente por isso, que ela foi escolhida pra ser a primeira fotografada.

2. THAYS DE JESUS

Essa é a Rainha Thatá…
31 anos, secretária acadêmica, filha da dona Maria Teresa e seu Ricardo, minha prima que amo demais. Ela também é “pãe” de um príncipe chamado Joaquim Carlos de 6 anos, e o cria como uma verdadeira leoa, sendo mãe e pai dessa fofura. A Thays é muito religiosa, mas também é daquelas mulheres divertidas, que adoram uma bagunça, falar alto, passear e dar boas risadas. Mas não pise no calo dessa mulher… a velocidade que uma brisa leva para virar um furacão é uma piscada. Ela diz que é durona, mas é uma manteiga derretida, que tenta com toda força segurar as lágrimas quando elas insistem em cair.

3. BARBARA MENAY

Essa é a nossa pequena enorme RAINHA, Barbara Menay.
Ela tem 31 anos, é administradora e futura contadora. Trabalha também como modelo fotógrafica, adora atividade física e se divertir com os amigos. Mora em Santos, mais nasceu em SP. A Barbara é apaixonada pela sua familia, ama ajudar o próximo e odeia injustiças. Ela gosta das coisas bem claras sempre! Uma mulher decidida e objetiva. E como podem ver, uma deusa!

4. DANIELA FONSECA

Essa RAINHA poderosa é a Dani.
Ela tem 37 anos, mora em São Vicente e é Fisioterapeuta especializada em Saúde do Idoso. “Aceitei participar deste projeto, primeiramente porque seria um desafio muito grande pra mim, já que eu nunca fotografei assim na minha vida. Em segundo lugar porque me apaixonei pelo projeto, valorizar nossas raízes africanas é homenagear nossa ancestralidade. Homenagear nosso povo, nossa cultura, é lindo!!! Somos descendentes de reis e rainhas, guerreiros e guerreiras, amantes da terra, conectados com a energia da natureza. E participar deste projeto, pra mim, é resgatar toda esta história que está tatuada em nosso DNA.” (Daniela Fonseca)

5. ELOÍSA CUBAS

Eloíza Cubas, é mais uma das nossas RAINHAS.
Elô é aquele tipo de pessoa que te dá colo se você precisar, conselho e bronca também. Ela é avó da Valentina, mãe da Thalita, do Rogério e do “Vinho”. É mãe dos seus filhos, dos filhos de seus filhos, e dos filhos dos outros também. Ela é mãe de todo mundo! E o abraço dela? Nossa! É aquele que te aconchega, que te dá paz e te faz sentir quentinho e seguro. A “Tia Eloíza”, como é mais conhecida em Santos… e como é viu?! Ela tem 64 anos, é casada, esteticista, gosta muito de ler, tem uma dificuldade enorme de dizer não, e acha que um abraço apertado cura qualquer dor…
…E cura mesmo, tia.

6. ÉRIKA CRUZ

A Érika é uma mulher determinada, que merece muito os aplausos e curtidas de todos que a virem passar, seja na rua ou na sua timeline. Ela tem 33 anos, é casada, mãe, empreendedora, e tão determinada, mas tão determinada que hoje tem 30kg a menos do que quando a conheci há pouco mais de dois anos atrás. Ela é um exemplo de que basta seguir em busca dos seus objetivos, para realizar seus sonhos. Ela gosta muito de dançar, é persistente e por isso, teimosa também. Se o mundo melhorasse com apenas uma atitude, a dela seria acabar com a fome mundial. E a frase que marca a sua história de vida é: “Você só vence o amanhã, se não desistir hoje!” Érika, você é uma preta linda, e sua luz irradia na sua humildade, sinceridade e alegria de viver. Nunca perca isso…
Parabéns mulher!!!

7. JÚLIA CRISTINA

Essa é a Princesa Júlia Cristina!
Ela tem 11 anos, mora em Santos e é uma garotinha cheia de personalidade, que gosta muito de dançar, cantar, brincar, interpretar e é exatamente por isso que arrasa nos seus vídeos do Tik Tok.
A Júlia tem muito orgulho dos seus olhos cor de mel, e do seu cabelo de cachinhos fofos como as nuvens do céu.

8. DYAMÊ GOMES

Essa Rainha foi o início de tudo. Foi com a visão dessa beldade que eu fiquei chocada e pensei… EU PRE-CI-SO eternizar essa beleza toda. A Dyamê me inspirou a idealizar o projeto e incluir muitas outras belezas nele. No momento em que a vi, ela representava muito mais que uma preta linda de traços fortes e delicados ao mesmo tempo. Para mim, admirar a sua beleza representa o quanto já foi triste e doloroso ser preto, e como hoje, mesmo ainda com muito preconceito e luta, temos cada vez mais orgulho da cor da nossa pele e traços ancestrais. A Dyamê Gomes, é só uma menina de 20 anos, esteticista, que gosta de dançar e se divertir com os seus. Sua maior qualidade é ser amiga, mas daquelas indecisas, então não dependa da opinião dela… rsrsrs. O que a motivou a participar do projeto foi:

“Por ser um projeto com foco em exaltar a beleza e potência da mulher preta. Precisamos disso, representatividade, e esse projeto diz muito sobre isso.” (Dyamê Gomes).

9. THALITA CUBAS

Thalita Cubas, é mais uma representante dessa linda linhagem de Rainhas. A Thalita tem 38 anos, é esteticista e maquiadora, mãe da Valentina e casada com o Adilson. Ela acha que seu maior defeito é falar alto, rsrsrs, e ela fala alto mesmo, e gargalha tbm kkkkk, mas isso Thatá só pessoas que não tem medo de serem julgadas, que são verdadeiras e felizes, o fazem. Ela diz que sua maior qualidade é ser grata, mas eu digo que é ser amiga. Poucos sabem o significado desta palavra na vida em forma de atitudes, e vc é uma amiga de verdade como poucos, viu? Dá esporro, apoia, ri e chora junto, faz o que for necessário tirando de si para os outros. Eu posso dizer com muito orgulho o quanto o seu coração é grande e aténingênuo muitas vezes de tão bondoso. Depois de morar com você, dormir e acordar ao seu lado por longos meses, eu quem sou grata por ter você na minha vida, minha amiga! O que você tem, todos podem ter. Mas o que você é…ninguém poderá ser! Essa pra vc é a frase que marca sua vida, mas na vdd é exatamente assim que vc marca as nossas.

10. BIANCA ANJOS

Essa RAINHA menina de 20 anos, é de São Vicente, e o que mais gosta de fazer em seu tempo livre é dançar… e também é essa sua profissão, ruim né?! Ela acha seu maior defeito ser nervosa, mas sua maior qualidade é ser dedicada, e olha que é verdade! A Bianca caiu meio que de paraquedas no projeto, mas ela não está por acaso. Suas atitudes me inspiram e me fazem ser sua admiradora mesmo de longe… ela tem um jeitinho doce, meio tímida, mas quando ela começa a dançar, irradia uma luz e uma força que encanta qualquer um. Ela topou fazer parte porque acha o projeto lindo e perfeito para reascender o brilho da mulher negra, mostrando sua verdadeira raiz. A frase que rege seus dias é que “Viver é melhor do que sonhar!” e é exatamente o que ela faz… vive seus dias como se sempre fosse o último… e que seja dançando.

11. MARYSOL SANTOS

A Marysol, é modelo, dançarina, personal trainer, além de uma amiga pra toda hora! Já viajou por 10 países mostrando a cultura brasileira com sua profissão. Ela tem 42 anos, mora no México já há 14 anos, e é um presente que a pandemia me deu, pois a amizade já tem mais de 20 anos, mas ela é do mundo e só uma PANDEMIA pra trazer um furacão desse para o Brasil! Ela não hesitou em participar do projeto quando a convidei, e o tomou para ela, assim como meu coração. Se tornou a produtora artística dele e de todos os outros, parte da minha equipe. É ela que com 3 pedaços de tecidos faz o que chamo de milagre da elegância ancestral. E isso é exatamente o que ela representa pra mim… um milagre de Deus. Nega, te amo por tudo e por tanto!!!

12. LUARA MARTINS

Essa é Princesa Luara Martins!
Ela tem 10 anos, é estudante, dançarina, mora em Mongaguá e é uma garotinha cheia de personalidade, de uma energia surreal, que não sabe ficar um minuto sem dançar! Ela é muito sincera, mas chora no mesmo tanto, e não sabe o que é ficar parada. A música toca em sua alma, e o corpo começa a mexer… é impossível controlar! Eu te entendo, minha pretinha! No coração dela tem muita “Força, foco e muita fé”, e acha que com um sorriso, tudo fica mais bonito e leve… palavras dela. É grudadinha com a família, que é de tamanha generosidade e cheia de orgulho, não medindo esforços para realizar os sonhos das suas princesas. Parabéns família… Parabéns Luara… e a minha gratidão será enorme para com vcs, sempre!

13. DONA MARINA

A que tem idade para ser mãe e avó das nossas pérolas, que tem muitas histórias, pra rir e chorar. E pra contar um pouco sobre ela, resolvi recitar… 

Essa é dona Marina,
Preta, velha, muleca, arteira,
que até para buscar ervas pra chá, quebrou a cabeça inteira.
Roupa, sapato, bolsa , quando nova era um hobby
Hoje ela não liga mais pra isso
Mas quem da familia ousa contrariar, se só de birra sairia de top
A lingerie, essa esta sempre linda, impecável,
sempre combina, não deixa de lado,
pois pra ela quem sabe quando poderá ser atropelado?
Com 86 anos, leva a vida feliz, alegre, aprontando e fazendo besteiras
Batalhadora a vida toda, aposentada hoje, da família ela é a enfermeira.
Avós Marinas, Berenices, Raimundas ou Sofias
amor que não envelhece, exemplos, histórias de vida,
Sabedoria que nunca acaba… uma antiga poesia.

14. MICHELLE MIBOW

Hoje quebrei uma regra, hoje desconstrui um número ideal, hoje ressignifiquei o projeto, porque não era justo você não estar nele, porque era para você estar. Eu te convidei, você aceitou, emprestou a sua avó, Dona Marina, e com uma dificuldade enorme conseguimos encaixar a sua agenda cheia de compromissos com a do Projeto… Lá estávamos nós, esperando vocês, mas o destino mudou as coisas, você levou dona Marina pra nós, mas não pôde ficar, não daria mais tempo! Vc ficou chateada, eu te prometi um ensaio igualzinho… E o fizemos! Há dois dias vc nos deixou, 07-11-22. E nós não éramos amigas de se falar toda hora, e nem precisávamos, são mais de 20 anos de amizade. Nos despedimos da tua presença física definitivamente, mas as lembranças me fizeram decidir que, você fez parte do projeto desde o início, faz você faz parte dele sim. E o Africanitude 013 segue tendo o número 13 no nome, mas agora as minhas rainhas são 14! Essa é a minha homenagem à você, preta. Agora brilha aí no céu e sinta a energia, porque eu mudei tudo, te coloquei no lugar que já era teu, o de nossa Rainha!